CURSOS
Cuidados e prevenção
da saúde existencial
em tempos de incertezas.
Público-alvo: Empresas
Objetivo
Discutir, refletir e apresentar estratégias para que o funcionário promova cuidados ao outro, autocuidados
e desenvolva estratégias para não adoecer em tempos de crise.
Cuidados ao CuidaDor - Ações do programa RAISE destinados à área da Saúde.
Público-alvo: Saúde
Objetivo
Promover acolhimento e reflexões
em tempos de incertezas.
Conteúdo Programático
O profissional da saúde como o curador ferido; o desafio da dor: o período desafiador do enfrentamento do COVID-19; reflexões sobre crise, incertezas
e aflições; um convite à mudança de perspectiva wabi- sabi; se tem vida, tem jeito; processo de luto: entre a não concordância e aceitação; entre escolhas
e renúncias; a necessidade de realizar
os ajustamentos criativos; conflitos;
o manejo em tempos de incertezas;
o convite para mudanças; deixe para trás
o que é tóxico e fique apenas com o que é nutritivo e continue apenas respirando.
Cuidados ao EducaDor - Ações do programa RAISE destinados à educação.
Público-alvo: Educação
Objetivo
Promover acolhimento e reflexões em tempos de incertezas.
Conteúdo Programático
O educador como o curador ferido;
o desafio da dor: o período desafiador
das aulas on-line; reflexões sobre crise, incertezas e aflições; um convite
à mudança de perspectiva wabi- sabi;
se tem vida, tem jeito; processo de luto: entre a não concordância e aceitação; entre escolhas e renúncias; a necessidade de realizar os ajustamentos criativos; conflitos; o manejo em tempos
de incertezas; o convite para mudanças; deixe para trás o que é tóxico e fique apenas com o que é nutritivo e continue apenas respirando.
Nossas dores, nossas vidas
e nossas histórias de superação.
Objetivo
Refletir sobre a importância de apropriação de nossas histórias e capacidade de superação.
Conteúdo Programático
A fé na vida, na sua história e na sua existência. "è caminhando que se faz o caminhar"; "juntos somos mais"; estar solitário e estar sozinho, "a solidão amiga", cuidados na apropriação de apenas ser.
Ajustamentos criativos
e sabedoria organísmica
em momentos de incertezas.
Objetivo
Discutir sobre possibilidades existenciais para lidarmos com situações de crise
e conflitos.
Conteúdo Programático
Conflito: Grandes conflitos falsos, pequenos conflitos simbólicos e grandes conflitos verdadeiros. Paz negativa e paz positiva. Crise: O significado de crise; vazio existencial e medo e insegurança. Manejo em tempos de incertezas: Resgatando
a Fé; potencialidade e transcendência; extraindo flor de pedra; ajustamentos criativos e sabedoria organísmica.
Processos Autodestrutivos (Comportamento Suicida
e Autolesão não suicida)
e Acolhimento ao Sofrimento Existencial.
Objetivo
Discutir sobre o suicídio e oferecer instrumentalização na lida do comportamento suicida a fim de servir como escopo para a prevenção ao suicídio no Brasil.
Conteúdo programático
A compreensão dos suicídios e do comportamento suicida; avaliação do potencial de suicídio; manejo do comportamento suicida; processo de morrência existencial e processo de extrair flor de pedras.
Suicídio e Luto: uma tarefa
da posvenção.
Objetivo
Discutir sobre o processo de luto; apresentar especificidades do luto por suicídio; apresentar possibilidades de manejo do processo de luto
por suicídio; apresentar ações da posvenção.
Conteúdo programático
O suicídio como morte interdita e escancarada. Compreensão das implicações e possibilidades
no processo psicoterápico na lida com o luto por suicídio. Posvenção e estratégias para grupos de apoio e grupos de psicoterapia.
Cuidados e Intervenções para Sobreviventes Enlutados por Suicídio.
Objetivo
Apresentar as especificidades do luto
por suicídio e discutir sobre os principais cuidados e intervenções para sobreviventes Enlutados por suicídiosso de luto por suicídio; oferecer reflexões sobre a posvenção.
Conteúdo programático
O suicídio como morte interdita
e escancarada. Compreensão das implicações e possibilidades no processo psicoterápico na lida com o luto por suicídio. Posvenção e estratégias para grupos de apoio e grupos de psicoterapia.
Saúde Integral e Acolhimento
do Sofrimento existencial.
Objetivo
Discutir, refletir e apresemar estratégias para cuidar para não adoecer em tempos de crise.
Programa RAISE (Ressignificações e Acolhimento Integrativo
do Sofrimento Existencial): Gerenciamento de crise, prevenção e posvenção dos processos autodestrutivos.
Objetivo
Oferecer reflexões sobre trabalho preventivo ao suicídio e de posvenção e instrumentalização para a promoção do acolhimento integrativo
ao sofrimento.
Conteúdo programático
Com base nos ensinamentos de Edwin Shneidman (1993) que afirma que “suicide as psychache”, foi utilizada a palavra A.C.H.E. (DOR) serão apresentadas as 4 ações principais deste programa.
WORKSHOPS
Objetivo
Apresentar subsídios para aquisição de habilidades e formas
de enfrentamento em situações de crise e conflito.
Opções de Temas
- Crise & vazio existencial
- Conflitos & perda da fé
- Cuidando do “processo de morrência”
- Extraindo flor de pedra: em busca da potencialidade
e transcendência
- Resgatando sentidos para a vida
- Considerações para mudanças existencial
- "Tudo tem jeito, menos a morte”
- Gerenciando conflitos & superando crises
- A vida não é do jeito que a gente quer
- Se tem vida, tem jeito
- A vida é arte que leva tempo
- "A arte de sorrir cada vez que o mundo diz não"
- A arte de enfrentar adversidades
*Carga horária: 4 horas ou 6 horas de duração
PALESTRAS
- Recomeços: cai somente quem está em pé
- Se tem vida, tem jeito: valorização da vida
- Prevenção e posvenção dos processos autodestrutivos devem ser prática diária
- Cuidados e prevenção da saúde existencial em tempos de incertezas (para empresas)
- Cuidando do educaDor (para equipe pedagógicas)
- Cuidando do cuidaDor (para profissionais da saúde)
- Cuidando do cuidador ferido
- O que fazer com meu filho neste período de oscilação e de incertezas (para pais)
- Vida instável em tempos de Covid-19: como suportar o novo real (para adultos e adolescentes)
- Conversando sobre as incertezas (para crianças)
- Como ampliar os diálogos de sustentação das adversidades na infância e adolescência?
- Conversas com pais e educadores sobre processos autodestrutivos, suicídio e bem-estar
- Por que se tem vida, tem jeito? - reflexões sobre o "esperançar"
- Comportamentos autodestrutivos e o acolhimento ao sofrimento existencial
- Educar as dores: tarefa do educador
- Ajustamentos criativos e sabedoria organísmica durante a pandemia
- Cuidados e Intervenções em tempos de incertezas
- Bate-papo com os pais: Entre procriação, criação e educação
- Processos autodestrutivos e bem-estar na infância e na adolescência
- Por que se calar se o falar é tão importante?
- Se tem vida, tem jeito
- Suicídio e prevenção dos processos autodestrutivos
- Processos autodestrutivos, bem-estar e saúde mental
- Suicídio e caminhos de ser suicidologista
- Suicídio, luto por suicídio e posvenção
- Suicídio e trabalho
- Competição ou Cooperação: Entre sapos, coices e galopadas
- Prevenção ao suicídio e posvenção na adolescência
- A vida e o bem-estar: O que você tem feito para ter uma vida satisfeita?
- Acolhimento aos sentimentos inóspitos
- Acolhimento ao sofrimento existencial
- Valorização da vida nos tempos atuais
- Prevenção ao suicídio e Posvenção em escolas
- Prevenção ao suicídio e Posvenção em instituições
- Prevenção ao suicídio e Posvenção em empresas
- Em busca da tolerância existencial
- A vida não é do jeito que a gente quer
- A gente tem de ser agente de mudanças
- Vida que te quero
- Qual é o seu sentido de vida?
- A vida é a arte que leva tempo
- Programa RAISE: Gerenciamento de crise, prevenção e posvenção dos processos autodestrutivos
- "A arte de sorrir cada vez que o mundo diz não": Enfrentamento de adversidades